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dc.contributor.authorAndrade, Ana Sofia Rodrigues Coelho de
dc.date.accessioned2011-11-03T11:33:34Z
dc.date.available2011-11-03T11:33:34Z
dc.date.issued2010
dc.identifier.urihttps://repositorio.cespu.pt/handle/20.500.11816/146
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11816/146
dc.description.abstractTodas as pessoas, num certo momento das suas vidas confrontam-se com o inevitável sofrimento associado à perda de alguém significativo. Esta é vivenciada de modo único por cada indivíduo, sendo que alguns lutos perduram profundamente durante anos, alterando o seu funcionamento biopsicossocial, outros são vivenciados de modo intenso, mas num tempo mais determinado e ainda há os que ultrapassam tão facilmente a dor da perda que mais não parece ser uma tentativa de a mascarar (Bonanno & Kaltman, 2001). Esta ideia suscitou a questão: Podem os técnicos de saúde actuar sobre o risco aumentado de morbilidade associado ao luto e preveni-la? Apesar de a investigação no luto, nomeadamente ao nível de programas de prevenção, ser já uma realidade, não se conhecem trabalhos empíricos baseados nos resultados positivos que a terapia cognitiva narrativa tem demonstrado na intervenção em indivíduos em luto (Currier, Neimeyer & Berman, 2008) nos cuidados de saúde primários em Portugal. Deste modo, procuramos colmatar esta lacuna através da realização de um programa de intervenção cognitivo narrativo, que teve como principais objectivos, prevenir sintomas de depressão e de trauma, seis meses após a perda, obter níveis elevados de aceitabilidade dos sujeitos em relação à intervenção e, consequentemente, validar o programa. A presente dissertação encontra-se organizada em seis capítulos, no sentido de uma melhor estruturação. No primeiro, é apresentada uma conceptualização teórica do luto e uma análise teórica e empírica do modelo cognitivo narrativo no luto. No segundo capítulo explicamos a metodologia e, num terceiro momento analisamos o desenho metodológico da avaliação do programa. No IV capítulo apresentamos os resultados da aplicação do programa de intervenção psicológica e, no final, analisamos os dados obtidos. No VI capítulo fazemos referência às conclusões do estudo, enquadrando as suas limitações e, sugerindo alternativas para investigações futuras.pt_PT
dc.language.isopor
dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess
dc.subjectlutopt_PT
dc.subjectprograma cognitivo-narrativopt_PT
dc.titleAvaliação empírica de um programa cognitivo-narrativo do lutopt_PT
dc.typeinfo:eu-repo/semantics/masterThesis


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