Perfil neurocognitivo de crianças com dislexia de desenvolvimento
Abstract
A verdadeira influência dos processos cerebrais na Dislexia permanece, actualmente, pouco investigada, no contexto nacional e internacional ainda que nos últimos anos tenha vindo a ser alvo de alguma notoriedade. É indispensável uma evolução na compreensão de todas as dinâmicas associadas a este processo para que se inicie um diagnóstico precoce e, neste sentido uma intervenção multidisciplinar mais focalizada a nível cognitivo.
Este trabalho integra um estudo empírico, cujo objectivo é avaliar as implicações que as funções cerebrais anteriores, como a memória e a atenção e as posteriores, como a percepção, apresentam para a dislexia de desenvolvimento. Para o efeito, procedeu-se à aplicação de quatro subprovas da Visual Object and Space Perception Battery (VOSP), das subprovas Pesquisa de Símbolos, parte B e Memória de Dígitos da WISC-III, do Test de Aprendizaje Verbal España – Complutense Infantil (TAVECI), do Test de los Cinco Dígitos, do Trail Making Test parte A e B, e do Test de Exploración de Dislexia Específica (TEDE).
A VOSP avalia a capacidade visuo-perceptual, nomeadamente a percepção espacial e de objectos. A subprova Pesquisa de Símbolos parte B apela a uma boa capacidade de discriminação perceptiva. Depende da capacidade de atenção visual e da memória de trabalho. A subprova Memória de Dígitos está associada ao processamento verbal auditivo. A Memória de Dígitos na Ordem Directa avalia a memória auditiva sequencial e na Ordem Inversa mede a capacidade de memória de trabalho. O Trail Making Test é composto por duas partes: A e B e, globalmente avalia a flexibilidade mental, a destreza motora, bem como a memória operacional e visual. O TAVECI avalia os componentes do sistema que sustenta as habilidades de aprendizagem e a memória infantil. Permite assim avaliar a curva e a estabilidade da aprendizagem, a retenção da informação a curto e a longo prazo, o uso de estratégias de aprendizagem e a susceptibilidade à interferência. O Test de los Cinco Dígitos pretende avaliar a eficiência e a alternância mental do sujeito, bem como a sua velocidade de processamento. Finalmente, o TEDE, determina o nível de leitura de crianças, sobre a base da leitura em complexidade crescente e explora sinais disléxicos na leitura oral.
Terminada a recolha e posterior tratamento de dados, comprovamos que os dois grupos apresentam diferenças estatisticamente significativas na concretização de múltiplas provas. Este acontecimento poderá então reflectir uma grande influência de processos atencionais, mnésicos e de percepção na dislexia de desenvolvimento.