Efeito das perdas múltiplas no luto complicado, trauma e regulação emocional
Visualizar/ Abrir
Data
2011Autor
Castro, Sofia Isabel Gonçalves de
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O Luto Complicado apresenta sintomas cognitivos, emocionais e comportamentais que persistem 6 meses após a perda (Prigerson et al., 1999). As perdas múltiplas podem ter impacto na duração do luto e na capacidade de utilizar estratégias de coping eficazes (Mercer & Evans, 2006). A morte de um membro da família ou amigo próximo é o acontecimento mais frequentemente relatado como traumático (Maia & Resende, 2008). É muitas vezes considerado que o número de acontecimentos traumáticos está associado com o aumento da Perturbação de Pós-Stress Traumático, no entanto, não existe evidência dos efeitos das perdas múltiplas no Luto Complicado e na Regulação Emocional. O presente estudo tem como objectivos avaliar os efeitos no número de perdas no Luto Complicado, na Perturbação de Pós-Stress Traumático e na regulação emocional e compreender as relações entre estes factores.
A amostra é constituída por 190 indivíduos avaliados com a versão Portuguesa dos instrumentos: Inventory of Complicated Grief (ICG), Impact of Event Scale - Revised (IES-R), Difficulties in Emotional Regulation Scale (DERS) e o questionário sócio-demográfico construído especialmente para o estudo.
Os resultados mostram que o número de perdas tem impacto e prediz o Luto Complicado (ICG ≥ 25), e que constitui um factor de risco desta perturbação. O efeito cumulativo do número de perdas no Luto Complicado foi também observado.
Não foi demonstrado evidência destes factos para o Pós-Stress Traumático e para a regulação emocional. No entanto, há evidências que o número de perdas altera a relação entre o Luto Complicado e o Pós-Stress Traumático e que as dificuldades de regulação emocional mudam a relação entre o número de perdas e o Luto Complicado.
A importância do número de perdas no Luto Complicado foi revelada pelos resultados. Deste modo, este factor necessita de ser integrado nos processos de avaliação e intervenção do Luto Complicado.