Preditores e consequências das perturbações especificamente associadas com o stress
Abstract
Caracterizar a exposição traumática, sintomas da Perturbação stress pós traumático e Perturbação stress pós-traumático complexo em pessoas com tentativas de suicídio e descrever o valor da Perturbação stress pós-traumático complexo como preditor nas tentativas se suicídio.
Métodos: Este estudo é constituído por duas amostras, uma em estudo e outra utilizada para comparação. A amostra em estudo é constituída por 50 pacientes que passaram por uma tentativa de suicídio. A segunda amostra utilizada para comparação é uma amostra de 110 participantes que tiveram história de exposição a pelo menos um acontecimento traumático. Foram utilizados os seguintes instrumentos: ICD-11 Trauma Questionnaire; Life Events Checklist; Questionário de Ideação Suicida; Symptom Checklist-90- Revised. Para análise de dados foram utilizadas as seguintes variáveis descritivas: média, desvio-padrão, teste-te regressão linear múltipla.
Resultados: Relativamente aos sintomas de PTSD e os indivíduos que tiveram tentativas de suicídio (M=21,31) apresentaram valores muito mais elevados quando comparados com indivíduos sem tentativas de suicídio (M=7,60). No que se refere aos sintomas de C-PTSD, os indivíduos sem tentativa de suicídio (M=16,20) apresentaram valores significativamente inferiores comparativamente aos indivíduos com tentativa de suicídio (M=47,20).
Em relação ao número de exposições a acontecimentos traumáticos, os indivíduos com tentativas de suicídio apresentam uma média superior comparada à média dos indivíduos que não passaram por tentativas de suicídio, 2,58 e 1,37 respetivamente.
Comparando os efeitos que o número de exposições traumáticas, PTSD, C-PTSD e BDP têm sobre as tentativas de suicídio, verifica-se a significância de todos, porém é importante destacar a presença dos sintomas da PTSD e da C-PTSD.
Os sintomas de PTSD e C-PTSD predizem 58,5% da probabilidade de ocorrência de tentativas de suicídio. Além disso, a predição destas variáveis é significativa, PTSD (p=,OO1) e C-PTSD (p=,OOO), sendo este efeito mais forte para os sintomas específicos de C-PTSD.
Conclusão: Os valores do presente estudo evidenciam uma relação positiva da PTSD
e C-PTSD com a probabilidade de ocorrer tentativas de suicídio.
Este estudo mostrou que a C-PTSD tem um efeito e pode ser considerado um preditor nas tentativas de suicídio.