Uso de bloqueadores-β em doentes com insuficiência cardíaca e síndrome de apneia do sono - metanálise
Abstract
A associação entre Insuficiência Cardíaca (IC) e a Síndrome de Apneia do Sono (SAS) é conhecida. Não é claro o efeito das terapêuticas usadas no tratamento da IC e no controlo da SAS.
Objetivo - Avaliar o efeito do carvedilol (bloqueador-β), usado no tratamento de IC e no controlo da SAS.
Métodos e Resultados – Esta metanálise que inclui cinco artigos relacionados com os efeitos dos bloqueadores-β na IC e na SAS. Foi obtida uma base de dados com 279 doentes, no qual 218 estavam a fazer tratamento com bloqueador-β e 61 sem bloqueador-β. Foram encontradas diferenças estatisticamente significativas nas variáveis, Índice de Apneia-Hipopneia (IAH), Índice de Apneia Central (IAC) e fração de ejeção do ventrículo esquerdo (FEVE),num período de 6 meses após a introdução da terapêutica com carvedilol. A média (IC95%) de percentagem da FEVE nos dois grupos foi de 0.78 com (IC95% entre -2.10, 3.65). Relativamente às variáveis IAH e IAC, verifica-se, respetivamente, um decréscimo médio (IC95%) significativo de 15.75 com (IC95% entre -20.06, -11.43),e um decréscimo médio (IC95%) significativo de 10.42 com (IC95% entre -14.34, -6.50).
Conclusão – O tratamento a longo prazo com bloqueador-β contribui para o controlo de SAS e da IC, através da normalização do IAH, IAC e FEVE. O efeito dos bloqueadores-β sobre outras variáveis requer estudos adicionais e com elevado número de doentes