dc.description.abstract | O envelhecimento ativo reflete-se na vida dos idosos sendo necessárias medidas de intervenção comunitária. A promoção da saúde surge como uma destas medidas preparando os idosos para uma vida saudável.
Assim, pretendemos promover o envelhecimento ativo com intervenções, pelo que realizamos um estudo que decorreu entre outubro de 2012 e janeiro de 2013, na Unidade de Cuidados Continuados de Felgueiras. Utilizamos uma metodologia descritiva, exploratória, de abordagem quantitativa e caráter transversal, com recurso ao planeamento em saúde. Iniciouse com o diagnóstico de situação, para reconhecimento das necessidades da comunidade de idosos a frequentar no concelho de Felgueiras centros de dia/convívio, participando 51 idosos. Utilizamos um questionário juntamente com a Escala de WHOQOL-Bref e o Índice de Barthel, com o intuito de recolher informação.
Através da hierarquização dos problemas, priorizamos as “quedas” como uma necessidade a ser resolvida em primeiro plano. Elaboramos o Programa “EnvelheSER Ativo Sem Quedas” e três projetos: “Cuida-te”, “Toca a Mexer Para Melhor Envelhecer” e “Casa Segura”. Efetuamos atividades voltadas para práticas preventivas a fim de esclarecer os idosos sobre os cuidados a ter em relação à prevenção de quedas.
Na avaliação, verificamos que 73% dos idosos demonstraram conhecimentos sobre prevenção de quedas e 71% à 100% aderiram às atividades relacionadas com o exercício físico.
Os resultados obtidos responderam ao objetivo inicialmente proposto e demonstraram pertinência no desenvolvimento de ações dirigidas para a intervenção na comunidade. | pt_PT |