dc.description.abstract | O envelhecimento demográfico, tendo como matriz uma maior longevidade das pessoas, está associado a uma maior incidência de incapacidades e de doenças crónicas, o que implica obrigatoriamente uma maior necessidade de cuidados de natureza física, emocional e/ou social daí ter-se assistido, nos últimos anos, a uma maior solicitação de cuidados formais e informais.
Neste sentido, realizou-se um estudo quantitativo e de tipo descritivo transversal, com recurso à metodologia do Planeamento em Saúde, que se iniciou no reconhecimento da comunidade e suas características, através da aplicação do instrumento de colheita de dados, constituído por: questionário de avaliação sociodemográfica do cuidador principal; questionário de avaliação da sobrecarga do cuidador principal e avaliação do grau de dependência da pessoa alvo de cuidados.
Aplicado o instrumento de colheita de dados aos 66 cuidadores principais, para avaliação das necessidades, procedeu-se à aplicação de técnicas de priorização, selecionaram-se os problemas – elevada sobrecarga emocional e défice de conhecimentos. De seguida traçaram-se os objetivos, selecionaram-se as estratégias e desenvolveram-se as atividades inerentes ao projeto “O Recanto do Cuidador”. Este teve como finalidade: promover o convívio e a troca de informação entre cuidadores principais/profissionais, envolvidos na área da prestação de cuidados à pessoa dependente, como forma de alívio da sobrecarga dos cuidadores principais da freguesia de Gandra e restante comunidade potencial cuidadora.
Numa perspetiva avaliativa, é importante salientar que foi possível perceber a necessidade de direcionar intervenções semelhantes à comunidade cuidadora/potencial cuidadora, sendo oportuno o desenvolvimento de novas investigações que permitam compreender melhor a temática estudada | pt_PT |