Necessidades do cuidador principal do doente dependente
Abstract
Este trabalho pretende identificar as necessidades do cuidador principal do doente dependente da freguesia de Gandra, no concelho de Paredes, e elaborar e realizar um projeto que lhes dá resposta.
Trata-se de um estudo quantitativo, descritivo e transversal, que utiliza a metodologia de Planeamento em Saúde.
A amostra é constituída por 66 cuidadores principais de doentes dependentes, da Freguesia de Gandra, Concelho de Paredes. Os dados foram colhidos através do Questionário Avaliação das Necessidades do Cuidador Principal do Doente Dependente, que forneceu dados referente à caracterização sociodemográfica do cuidador e avaliou a sobrecarga sentida pelo cuidador e o nível de dependência do familiar dependente.
Após esta primeira etapa do Planeamento em Saúde, o diagnóstico de situação, da qual emergiu uma lista de problemas, procedeu-se à sua priorização, sendo a Sobrecarga Emocional e o Défice de Conhecimento ao nível dos posicionamentos e cuidados de higiene os que mais se evidenciaram.
Posteriormente, elaborou-se e executou-se o projeto “O Recanto do Cuidador” com o objetivo de capacitar os cuidadores principais para prestarem melhores cuidados ao seu familiar dependente e criar um espaço para promover o alívio da sobrecarga que o cuidador sente, fomentando o convívio entre cuidadores e profissionais.
Por fim, realizou-se uma avaliação do projeto, que foi positiva, pois os cuidadores verbalizaram ter sido muito pertinente, que se sentiram mais preparados para prestarem cuidados com qualidade ao seu familiar e que se tratou de um momento de descanso e partilha de experiências.