Envelhecimento ativo e qualidade de vida - Centros de dia/Centros de convívio no conselho de Felgueiras
Abstract
Introdução: Envelhecer com saúde, autonomia, independência e com Qualidade de Vida é um desafio. É necessário promover o Envelhecimento Ativo, através da prática da atividade física, a promoção dos fatores de segurança, entre outros.
Objetivo: Promover o Envelhecimento Ativo nas pessoas idosas dos Centros de Dia e Centros de Convívio do concelho de Felgueiras.
Metodologia: Quantitativa, descritiva, exploratória e transversal, com base no Planeamento em Saúde. Decorreu entre outubro de 2012 e janeiro de 2013, na Unidade de Cuidados Continuados de Felgueiras, com a participação de 51 pessoas idosas. Foi aplicado um questionário, a escala de avaliação WHOQOL-Bref, e o Índice de Barthel. Depois do diagnóstico de situação efetuado determinamos prioridades e do método utilizado as Quedas surgiram em 1º lugar. Assim criamos e implementamos um programa “EnvelheSER Ativo sem Quedas” com três projetos “Casa Segura”, “Cuida-se” e “Toca a mexer para melhor Envelhecer”.
Resultados: Verificamos uma adesão das pessoas idosas às sessões entre os 71% a 100%. Obtivemos relativamente aos conhecimentos sobre prevenção de quedas em casa 73% de respostas corretas, atingindo os objetivos propostos. Contribuímos para o aumento de conhecimento e sensibilizamos sobre medidas a adotar na prevenção de quedas.
Conclusão: Despertamos a necessidade de intervir no Envelhecimento Ativo, actuando sempre na e para a Comunidade. A Unidade de Cuidados Continuados de Felgueiras vai dar continuidade ao programa, para que as pessoas idosas possam envelhecer de forma ativa no contexto, onde vivem.