EnvelheSER Ativo - Relatório de estágio
View/ Open
Date
2013Author
Pereira, Cláudia Sofia Nogueira Almeida Mota
Metadata
Show full item recordAbstract
O envelhecimento demográfico é uma questão preocupante e que marca a atualidade. O aumento exponencial de pessoas com 65 e mais anos de idade (idosos) obriga à adoção de um novo paradigma em relação ao envelhecimento humano: a promoção de um envelhecimento saudável e ativo.
Baseado na metodologia de planeamento em saúde, este trabalho teve como finalidade promover o envelhecimento ativo nos utentes idosos dos centros de dia e/ou convívio do concelho de Felgueiras. Partindo desta população, a nossa amostra, não probabilística e de conveniência, foi constituída por todos os idosos que obtiveram uma pontuação igual ou superior a 15 valores no mini-exame do estado mental (MEEM): 51 idosos.
Efetuamos um estudo de caráter transversal e exploratório-descritivo, realizando o diagnóstico de saúde desta população com recurso à aplicação de um questionário, da escala da qualidade de vida da Organização Mundial de Saúde (WHOQOL – Bref) e do índice de Barthel. Emergiram vários problemas de saúde, dos quais as quedas foram consideradas a prioridade mais importante. Neste período de estágio (1 de outubro 2012 a 25 de janeiro 2013), tivemos como objetivos: conseguir, até final de janeiro de 2013, que 90% dos idosos adira a, pelo menos, uma das atividades e conseguir que 70% dos idosos demonstrem conhecimentos sobre barreiras arquitetónicas/prevenção de quedas em casa.
Implementamos o programa de intervenção comunitária “EnvelheSER ATIVO sem quedas!” que compreende três projetos: “casa segura”, “cuida-te” e “toca a mexer para melhor envelhecer”, com várias atividades. Realizamos quatro atividades, cumprindo com sucesso os objetivos delineados. Asseguramos a continuidade destes projetos na comunidade pela Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) de Felgueiras.