dc.description.abstract | O trabalho apresentado surge no âmbito do estágio de Planeamento em saúde, do 1º Curso do Mestrado em Enfermagem Comunitária na Escola Superior de
Saúde do Vale Sousa, que decorreu na UCC de Felgueiras e teve como
objetivo principal identificar alterações nos estilos de vida das crianças com
idade compreendida entre os 3 e os 6 anos que frequentam o Jardim-de-Infância no Concelho de Felgueiras. Foi realizado um estudo observacional, descritivo e transversal no Diagnóstico de Situação.
Os Instrumentos de colheita de dados consistiram na aplicação de um
questionário dirigido aos encarregados de educação das crianças, na avaliação dos dados antropométricos e na observação dos dentes das referidas crianças.
Os problemas identificados no diagnóstico de situação foram: hábitos alimentares desadequados; ausência de exercício físico extracurricular; hábitos de higiene insuficientes. Através da seleção de prioridades (comparação por pares), foi considerado prioritário intervir nos hábitos alimentares desadequados.
O objetivo geral delineado foi: aumentar em 50% os hábitos de alimentação saudável nas crianças dos Jardins-de-Infância do Agrupamento de Escolas de Idães, até 2014. Tendo em conta os objetivos definidos foi elaborado o projecto “Aprender a comer melhor”.
No final do estágio, acredita-se que conhecimentos adequados dos encarregados de educação permitirão comportamentos adequados das crianças, verificou-se que o diminuto consumo de fruta, o excesso no consumo de doces e sumos e os erros relativos ao pequeno-almoço, lanche da manhã e tarde e à ceia, poderão ser resolvidos, uma vez que os encarregados de educação demonstram conhecimentos sobre estes temas. | pt_PT |