Viver a adolescência sem fumo
Abstract
A Promoção da Saúde é uma estratégia para a melhoria da qualidade de vida das populações apoiando-se na Educação para a Saúde que desempenha um papel fundamental na capacitação dos indivíduos para a aquisição de hábitos de vida saudáveis e consequentemente na obtenção de ganhos em saúde.
A adolescência é então uma fase para aquisições de estilos de vida saudáveis, que serão constantemente repetidos ao longo do ciclo de vida.
Podemos afirmar então que as escolas refletem a sociedade na qual existem e, como importantes agentes de socialização, são consideradas poderosas forças de aperfeiçoamento da sociedade. E quando se pretende mudar a sociedade, a educação nas escolas deve ser a estratégia de eleição, nas transformações sociais de comportamento e atitude. (Ribeiro 2006).
Sendo assim a Promoção da Saúde é uma estratégia para a melhoria da qualidade de vida das populações apoiando-se na Educação para a Saúde que desempenha um papel fundamental na capacitação dos indivíduos para a aquisição de hábitos de vida saudáveis e consequentemente na obtenção de ganhos em saúde.
Para agir então em conformidade com o Plano Nacional de Saúde 2011-2016, tornou-se necessário fazer Planeamento em Saúde. Este permitiu-nos diagnosticar os problemas de saúde, identificar recursos, e afixar objetivos que posteriormente irão ajudar a reduzir o problema de saúde considerado prioritário.
Para que a intervenção se torna-se possível foi necessário criar estratégias, que levaram a comunidade escolar – como professores, alunos, pais/responsáveis a participar na priorização dos problemas.