dc.description.abstract | A escola é um local propício à interação da comunidade educativa e da comunidade envolvente, o que favorece a aquisição de estilos de vida saudáveis devido ao facto de ser considerado um local seguro e saudável (Ministério da Saúde, 2006). Nesta linha de pensamento, optou-se por direcionar o estudo para os alunos de 5º ano de escolaridade, por se considerar à priori, que esta faixa etária é propícia à aquisição de boas práticas de saúde. Assim, a escola deve ser considerada um local privilegiado para a atuação de profissionais de saúde.
Nesse sentido, realizou-se um estudo exploratório descritivo, com caráter transversal e com recurso à metodologia do Planeamento em Saúde, que se iniciou no reconhecimento da comunidade e suas características, através da avaliação de necessidades com a aplicação de um questionário a 271 alunos. Após análise e aplicação de técnicas de priorização, selecionaram-se os problemas – hábitos de higiene corporal e medidas de prevenção de infeção. De seguida traçaram-se os objetivos, selecionaram-se as estratégias e desenvolveram-se as atividades inerentes ao projeto “Higienizar é um passo a dar.” Este teve como finalidade promover a integração de hábitos de higiene corporal e boas práticas de higienização das mãos, como medida de promoção da saúde e prevenção da doença, dos alunos do 5º ano de escolaridade das Escolas de Ensino Básico 2º e 3º ciclos de Baltar e Cristelo e restante comunidade escolar, por forma a estes serem agentes promotores de saúde. Com a aplicação dos instrumentos de avaliação, verificou-se que 95% dos alunos adquiriram conhecimentos acerca das temáticas e que 100% dos profissionais se sentem motivados para serem agentes promotores de saúde na higiene corporal e das mãos.
Numa perspetiva avaliativa, é importante salientar que foi possível perceber a necessidade de direcionar uma intervenção ao grupo dos profissionais da comunidade escolar e é oportuno o desenvolvimento de novas investigações que permitam compreender melhor a temática estudada. | pt_PT |