Um olhar sobre o envelhecimento ativo
Abstract
O envelhecimento é um fenómeno biológico partilhado por todos os seres vivos e segundo Carrilho (2007, p.34) “resulta da incapacidade da grande maioria dos organismos para se manter num estado funcional igual e inalterado, que permita a regeneração contínua de todos os componentes do organismo, à medida que se consomem e degradam”.
Nesta linha de pensamento, realizamos um estudo exploratório-descritivo de carater transversal, com recurso à metodologia de Planeamento em Saúde, em que se fez um diagnóstico de situação às pessoas com idade igual ou superior a 65 anos do concelho de Felgueiras. Através da aplicação de um questionário seguido da sua análise e da utilização da técnica de priorização – “escala de medida linear”- emergiram vários problemas, sendo considerado o mais prioritário, as quedas.
Seguidamente traçaram-se os objetivos e desenvolveram-se atividades inerentes ao projeto de intervenção comunitária, intitulado “EnverlheSER Ativo: sem quedas”, cujo objetivo foi, reduzir em 20% as quedas na população com idade igual ou superior a 65 anos que frequenta os centros de dia/convívio em estudo, no concelho de Felgueiras, até 2015.
Vimos cumpridos os objetivos propostos ao realizar a Intervenção Comunitária com os projetos: “Casa Segura”, “Cuida-te” e “Toca a Mexer para Melhor Envelhecer” e não gostaríamos de terminar este planeamento em saúde sem que esta estratégia de intervenção tenha continuidade na comunidade local, pelo que o apoio da UCC Felgueiras foi e será uma mais valia.