Doença de sever, a eficácia das ortóteses plantares da diminuição da dor em crianças com idade entre os 8 e 12 anos
Abstract
O presente trabalho científico baseado num estudo quase-experimental, teve como objetivo principal comprovar a eficácia das ortóteses plantares personalizadas na diminuição da dor calcânea em crianças na faixa etária dos 8 aos 12 anos.
Sendo a Doença de Sever uma patologia cada vez mais comum na infância e crescimento das crianças, impeditiva da prática de actividade desportiva e mesmo da vida quotidiana (Micheli & Ireland, 1987), é importante compreender quais os fatores predisponentes que encontram-se relacionadas com a mesma.
Neste projeto de investigação optou-se por um estudo quase experimental, em que a amostra foi constituída por 93 crianças com idades compreendidas entre os 8 e 12 anos que frequentavam a Escola Dr. Leonardo Coimbra, na Lixa e, a Escola Amadeu Souza Cardoso, em Amarante. Foi aplicado como instrumento de recolha de dados um questionário/grelha de observação.
Para o apuramento do diagnóstico, a amostra foi submetida a vários exames, dos quais destacamos o exame de exploração do pé, a escala numérica e o exame físico.
Apesar de se encontrar vários estudos acerca da patologia Doença de Sever, poucos são aqueles que investigam o tratamento com ortóteses plantares personalizadas, tendo assim despertado o interesse na realização deste trabalho. Por esta razão foram realizadas as OPP às crianças da amostra que preencheram os critérios de inclusão, em que a realização das mesmas foi de forma individualizada.
Através dos resultados obtidos verifica-se a existência de uma interligação entre a variável independente (ortótese plantar personalizada) e as variáveis dependentes (idade, género, IMC, atividade desportiva), o que é traduzido na taxa de sucesso de cerca de 95% obtido neste estudo.