Análise da distribuição da pressão plantar no salto dos atletas de alta competição de voleibol
Abstract
Este trabalho teve como tema “Análise da distribuição da pressão plantar no salto dos atletas de alta competição de voleibol”
Este estudo teve como principal objetivo determinar a distribuição da pressão plantar no salto dos atletas de alta competição de voleibol. Como objetivos secundários/específicos: descrever as lesões sofridas pelos atletas e o momento de maior frequência das mesmas; mencionar as medidas preventivas adotadas pelos atletas para o membro inferior; determinar a influência do género na distribuição das pressões plantares no salto.
Relativamente à metodologia, o estudo realizado foi do tipo exploratóriodescritivo, do nível II. Baseou-se no desenvolvimento dos conhecimentos científicos, utilizando diferentes métodos de aquisição, tais como: questionário, grelha de dados, avaliação podológica e avaliação dinâmica.
Foram avaliados 63 atletas de alta competição de voleibol, vinte e nove do género masculino e os outros trinta e quatro do género feminino.
Após a recolha dos dados, procedeu-se ao tratamento estatístico com o SPSS® (Statistical Package for the Social Sciences – Pacote estatístico para as ciências sociais) versão 22 e a apresentação gráfica dos mesmos foi feita com o Microsoft Office Word 2007.
De uma forma geral a área que apresentou o valor mais elevado de pressão plantar localizou-se no pé esquerdo, pelo que se sugere uma possível influencia dos aspetos de lateralidade/ dominância de membros, implícitos no domínio e suporte do aparelho locomotor durante a execução dos diversos gestos técnicos da modalidade de voleibol.