A visita domiciliária para o treino do autocuidado: percepção da pessoa assistida a partir do serviço de neurocirurgia de um hospital central
Abstract
Tendo em vista a profissionalização do processo de preparação do regresso a casa da pessoa dependente, definimos um plano de intervenção com o objectivo de promover a continuidade de cuidados e evitar quebras no processo de reabilitação.
Destacamos neste plano de acção a utilização pioneira da visita domiciliária como estratégia de intervenção utilizada pelo enfermeiro especialista em reabilitação do internamento, para treinos de actividades de vida diária e dar resposta às dúvidas que surgissem da preparação realizada durante a hospitalização.
Como primeiro passo na avaliação desta nova tipologia de intervenção, desenvolvemos um estudo descritivo simples que retrata as percepções das pessoas receptoras dos cuidados de todo o programa de intervenção implementado. Através de uma metodologia de natureza mista, com a aplicação de um questionário-entrevista como forma de avaliação, demos resposta aos objectivos traçados.
Como principais resultados destacamos o elevado nível de aceitabilidade pelos participantes do estudo em todo o programa de preparação do regresso a casa efectuado, em particular a identificação da visita domiciliária como um factor promotor da independência para o autocuidado no domicílio e do desempenho adequado do papel de prestador de cuidados.