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dc.contributor.advisorMelo, Manuel Bernabé Moura Pinto de
dc.contributor.authorTeixeira, Juliana Cristina Araújo
dc.date.accessioned2016-11-25T11:32:44Z
dc.date.available2016-11-25T11:32:44Z
dc.date.issued2013
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11816/2139
dc.description.abstractPartindo com o foco de atenção direccionado aos cuidados de enfermagem no doente submetido a artroplastia da anca (com vista à obtenção da máxima independência possível para realizar as actividades de vida diária), desenvolvemos um estudo de natureza quantitativa com a metodologia exploratório-descritivo e quasi-experimental. Este retrata a evolução no âmbito da aprendizagem durante o internamento num serviço de Ortopedia. Para além disso, pretendemos também com esta pesquisa perceber quais os conhecimentos prévios que a pessoa tem antes de ser internada e onde os adquiriu, bem como pretendemos identificar a importância que estas pessoas atribuem a um programa de informação pré-operatória e ao acompanhamento após a alta pelo enfermeiro especialista em reabilitação. Ressaltam como principais conclusões que 45% das pessoas não tinham procurado previamente qualquer informação sobre os cuidados a ter com a cirurgia, das que procuraram informação apenas duas revelaram ter recorrido ao enfermeiro. Na admissão o desconhecimento sobre os cuidados a ter após colocação de prótese da anca foi uma constante, sendo que em mais de metade dos parâmetros avaliados o desconhecimento era total. No momento da alta hospitalar verificou-se que em certos parâmetros (Movimentar-se na cama; Utilização do triângulo abdutor; Escolha adequada da cadeira; Actividades proibidas: adução do membro inferior operado para além da linha média) a aprendizagem demonstrada foi de 100%, contudo noutros domínios (Sentar numa cadeira sem apoio de braços - 65 %; Não fazer flexão do tronco na posição de sentado - 50%; Utilização de calçado adequado 50%) evidenciaram uma percentagem expressiva em que a aprendizagem não estava demonstrada. Verificaram-se ainda níveis altos de importância atribuídos pela própria pessoa internada, tanto no que concerne a programas de informação pré-operatória como a programas de acompanhamento da pessoa após a alta.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/closedAccesspt_PT
dc.subjectARTROPLASTIA DA ANCApt_PT
dc.subjectEDUCAÇÃO PARA A SAÚDEpt_PT
dc.subjectAUTOCUIDADOpt_PT
dc.subjectAPRENDIZAGEMpt_PT
dc.subjectINDEPENDÊNCIApt_PT
dc.titleAprender a viver com prótese da anca: num internamento de ortopediapt_PT
dc.typeinfo:eu-repo/semantics/masterThesispt_PT
dc.identifier.tid201013517pt_PT
thesis.degree.nameTese Mestrado em Enfermagem de Reabilitaçãopt_PT


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