Equiíibrio da pessoa idosa com deficiência motora e somatossensorial: contributos de um plano de reabilitação
Abstract
Este trabalho de investigação teve como principal objectivo descrever o contributo de um plano de reabilitação dirigido ao treino do equilíbrio corporal da pessoa idosa com deficiências motoras e/ou somatossensoriais na comunidade.
A metodologia utilizada foi a do estudo de caso múltiplo com experimentação.
A revisão da literatura aborda aspectos importantes a ter em conta na avaliação da pessoa idosa, na avaliação das deficiências e do equilíbrio corporal, e a influência que determinadas intervenções podem ter na reabilitação do equilíbrio dessas pessoas.
Participaram no estudo três pessoas idosas, utentes de uma equipa de cuidados continuados integrados. Essas idosas apresentavam alterações a nível do equilíbrio corporal e deficiências a nível motor e/ou somatossensorial que influenciam a capacidade de manter esse equilíbrio. Efectuou-se uma avaliação dessas idosas, antes e após a aplicação de um plano de reabilitação, que englobou a avaliação da força muscular, amplitude de movimento articular, coordenação de movimentos, sensibilidade e avaliação da capacidade de manter o equilíbrio corporal. Para tal foi aplicada a Escala de Lower, e o Teste de Tinetti, foi utilizada goniometria e a observação estruturada da coordenação de movimentos e da resposta a estímulos sensitivos aplicados pelo investigador.
Face à metodologia utilizada e aos objectivos que conduziram a elaboração deste estudo, constatou-se que após a aplicação de um plano de reabilitação foram obtidos ganhos nas deficiências e no equilíbrio corporal das três idosas. Estes foram mais evidentes numa delas, o que poderá ter ficado a dever-se ao facto de: se ter efectuado a avaliação e implementado o plano de reabilitação pouco tempo após o episódio patológico que lhe provocou a maioria das deficiências apresentadas, de esta ter permanecido menos tempo com restrição da mobilidade e não ter sido afectada por traumatismos músculoesqueléticos apresentando assim uma boa condição física apesar de ser a pessoa idosa com mais idade