Doença pulmonar obstrutiva crónica: contributo de um programa de reabilitação respiratória na qualidade de vida
Abstract
A Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC) é uma doença incapacitante e progressiva, caracterizada por limitação ao fluxo aéreo, podendo levar o doente à dependência física e psicológica. Quando limitado pela doença, o doente com DPOC torna-se dependente na realização das atividades de vida diária, o que indicia uma menor qualidade de vida.
A qualidade de vida é um conceito subjetivo, que se refere à saúde física da pessoa, ao seu estado psicológico e nível de independência. Com o objetivo de promover uma melhoria na capacidade funcional de exercício e na qualidade de vida, a Reabilitação Respiratória tem surgido como uma recomendação padrão no tratamento destes doentes.
Neste contexto, este estudo surge com o intuito de conhecer quais os benefícios de um programa de reabilitação respiratória na qualidade de vida dos doentes com DPOC.
Para a concretização do mesmo, definiu-se como objetivo geral avaliar a qualidade de vida dos doentes com DPOC, antes e após a implementação de um programa de reabilitação respiratória no domicílio.
Foram recrutados quatro indivíduos idosos, portadores de DPOC. Os dados foram recolhidos através da aplicação do questionário específico para a doença, o Saint George’s Respiratory Questionnaire. Foi instituído um programa de reabilitação respiratória que incluiu reeducação funcional respiratória, treino de exercício combinado e educação. Os dados recolhidos revelaram que o domínio mais afetado é o da “atividade”. Após a realização de 24 sessões de reabilitação respiratória observou-se uma melhoria da qualidade de vida.