Relatório de Estágio - Ana Carolina Flores Assis Rodrigues
Abstract
Decorrendo assim cinco anos do Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas, estes são finalizados com a Unidade Curricular de Estágio II. Nesta fase é proposto ao aluno o contacto com o mundo de trabalho em duas vertentes: Farmácia Hospitalar e Farmácia Comunitária.
Na carreira de farmacêutico hospitalar, dispõe do contacto com uma realidade que não é abordada intensamente nas unidades curriculares nem conhecida pela maioria da população, contudo é dada ao aluno a oportunidade de conhecer e integrar a equipa de farmacêutico hospitalar, a qual tem como objetivo garantir a terapêutica necessária ao doente, monitorizando os seus resultados proporcionando assim qualidade, segurança e eficácia do tratamento proposto, no meio hospitalar.
O estágio realizado no Centro Hospitalar Tondela-Viseu permitiu o conhecimento da realidade que são os serviços farmacêuticos hospitalares e da sua importância para o bom funcionamento do circuito do medicamento e do Serviço Nacional de Saúde.
No que concerne à carreira de farmacêutico comunitário, este apresenta um contacto mais próximo com o doente, tendo um papel fundamental no incentivo à adesão da terapêutica e à monitorização da saúde do doente.
O estágio executado na Farmácia Costa – Amarante, permitiu conhecer outra realidade, a realidade da população mais idosa. Para além disso, permitiu ainda a aplicabilidade dos conhecimentos adquiridos ao longo dos cinco anos de ensino.
O farmacêutico apresenta assim elevada importância na promoção da saúde e no uso racional do medicamento. Apesar de nos dias que correm ser visto como um vendedor, existem diversas áreas nas quais o farmacêutico pode atuar, e com a conclusão deste estágio, foi assim, possível perceber a realidade e entrar em contacto direto com as duas vertentes nas quais o estágio foi realizado e indiretamente com outras áreas nas quais o farmacêutico é também uma mais valia.