dc.description.abstract | Na fase final do meu ciclo de estudos no Instituto Universitário de Ciências da Saúde (IUCS), eis que surge um novo desafio: o contacto com a realidade profissional do farmacêutico no mercado de trabalho. Deste modo, desenvolvi dois estágios em duas áreas de trabalhos de um farmacêutico: a farmácia hospitalar e a farmácia comunitária.
De 1 de Março a 29 de Abril de 2016, realizei um estágio nos Serviços Farmacêuticos (SF) do Centro Hospitalar De Trás-Os-Montes E Alto Douro (CHTMAD) EPE, - Unidade Hospitalar de Chaves sob a orientação da Dra. Patrícia Dias, diretora técnica dos SF.
De 2 de Maio a 29 de Julho de 2016, o estágio decorreu na Farmácia Avenida, sob a orientação da diretora técnica, a Dra. Rita Simões.
Através das duas modalidades de estágio tive a oportunidade de conhecer áreas diferentes em que os farmacêuticos realizam funções imprescindíveis. A nível hospitalar foi uma descoberta pois este era um mundo com o qual nunca tinha contactado tendo aprendido a importância do farmacêutico hospitalar na qualidade do serviço da instituição. A nível comunitário foi uma aplicação do conhecimento adquirido ao longo dos 5 anos, aliada à prática adquirida do estágio I, levando a um crescimento profissional enquanto futura farmacêutica.
Todos os conhecimentos experienciados e adquiridos, assim como as atividades desenvolvidas durante esse período, foram um contributo enorme para a minha formação académica.
Este relatório retrata todas as atividades realizadas, conciliando a formação académica com a atividade profissional exercida nas duas unidades de estágio. | pt_PT |