Distress Emocional em Pacientes com Diferentes Tipos de Tuberculose no Hospital Sanatório do Huambo
Abstract
Background: Existem evidências de que o distress emocional expresso em termos de ansiedade e de depressão é muito alto em doentes com tuberculose (TB).
Objectivos: O presente estudo tem como objectivo determinar os níveis de ansiedade, depressão e distress emocional em pacientes com diversos tipos de TB e determinar a associação entre variáveis sócio-demográficas, económicas e clínicas e a ansiedade, depressão e distress emocional.
Métodos: Foi efectuado um estudo transversal numa amostra de 81pacientes com TB. Foi uilizado um questionário sócio-demográfico e económico, seguido da Hospital Anxiety and Depression Scale.
Resultados: 38,3% e 49,4% da amostra apresentaram níveis significativos de ansiedade e depressão. 44,4% dos pacientes demonstraram níveis significativos de distress emocional. Sujeitos casados, o diagnóstico de TB extra-pulmonar e a forma multirresistente de TB associam-se a um risco aumentado de ansiedade. O género, a TB extra pulmonar e a TB multirresistente estão associadas á depressão. O género feminino e os casos de TB extra pulmonar apresentam um risco 1,5 vezes aumentado para o distress emocional.
Conclusões: Este estudo encontrou níveis altos de ansiedade, depressão e distress emocional em pacientes com TB. O estado marital, o género, o tipo e o tratamento da TB estão relacionados com níveis mais altos de alteração emocional. Os serviços de saúde mental devem ser parte integrante dos programas contra a tuberculose.