dc.description.abstract | O comportamento anti-social desenvolve-se em varias formas e pode-se realçar
que tanto o comportamento pró-social bem como o comportamento desviante de
uma criança, são normalmente aprendidos nas interações sociais, e vão se
alterando a partir das exigencias do meio ambiente e do desenvolvimento da
propria criança (pacheco et al, 2005). Assim, os comportamentos anti-sociais,
inicialmente são caracterizados por certos eventos aversivos que acontecem na
interação familiar e com os pares, onde são observados comporatamentos como
chorar, gritar, implicar, ameaçar e algumas vezes bater. Esses comportamentos
dão-nos a impressão que são menos graves quando comparado ao que
habitualmente chamamos de anti-social ou comportamento desviante, tais como
brigar, roubar, assaltar e usar drogas (Petterson & colaboradores, 1992). Assim, o
presente estudo aborda o tema ” prevalência de comportamentos anti-sociais numa
amostra de adolescente da província de Benguela no município do Lobito” tendo
como objectivos, estimar a prevalência de comportamentos anti-sociais numa
amostra de adolescentes na província de Benguela/Lobito e por outro lado
comparar a incidência destes comportamentos tendo em conta: género, faixa
etária, habilitações literárias e meios de residência. Realizou-se um estudo do tipo
transversal,descritivo e exploratório de base populacional, privilegiou uma
abordagem fundamental quantitativa e de análise psicométrica. Colectou-se os dados nas escolas do sistema educacional urbano/ periférico, do ensino de base do
I e II ciclos no município do Lobito no ano de 2011. Participaram nesta pesquisa um
total de 527 adolescentes sendo, no sistema educacional urbano (N = 355) e
periferia (N = 172),com idades compreendidas entre os 11 e os 17 anos, a
frequentarem 5ª e 9ª classe, no final são discutidos os resultados, tendo em
consideração o contributo teórico-prático que permitirão a realização de uma
avaliação e qualidade de assistência face á problemática e as limitações da
investigação. | pt_PT |