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dc.contributor.authorSantos, Mísia Fernandes Cangombe dos
dc.date.accessioned2013-03-28T12:00:24Z
dc.date.available2013-03-28T12:00:24Z
dc.date.issued2013
dc.identifier.urihttps://repositorio.cespu.pt/handle/20.500.11816/245
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11816/245
dc.description.abstractO comportamento anti-social desenvolve-se em varias formas e pode-se realçar que tanto o comportamento pró-social bem como o comportamento desviante de uma criança, são normalmente aprendidos nas interações sociais, e vão se alterando a partir das exigencias do meio ambiente e do desenvolvimento da propria criança (pacheco et al, 2005). Assim, os comportamentos anti-sociais, inicialmente são caracterizados por certos eventos aversivos que acontecem na interação familiar e com os pares, onde são observados comporatamentos como chorar, gritar, implicar, ameaçar e algumas vezes bater. Esses comportamentos dão-nos a impressão que são menos graves quando comparado ao que habitualmente chamamos de anti-social ou comportamento desviante, tais como brigar, roubar, assaltar e usar drogas (Petterson & colaboradores, 1992). Assim, o presente estudo aborda o tema ” prevalência de comportamentos anti-sociais numa amostra de adolescente da província de Benguela no município do Lobito” tendo como objectivos, estimar a prevalência de comportamentos anti-sociais numa amostra de adolescentes na província de Benguela/Lobito e por outro lado comparar a incidência destes comportamentos tendo em conta: género, faixa etária, habilitações literárias e meios de residência. Realizou-se um estudo do tipo transversal,descritivo e exploratório de base populacional, privilegiou uma abordagem fundamental quantitativa e de análise psicométrica. Colectou-se os dados nas escolas do sistema educacional urbano/ periférico, do ensino de base do I e II ciclos no município do Lobito no ano de 2011. Participaram nesta pesquisa um total de 527 adolescentes sendo, no sistema educacional urbano (N = 355) e periferia (N = 172),com idades compreendidas entre os 11 e os 17 anos, a frequentarem 5ª e 9ª classe, no final são discutidos os resultados, tendo em consideração o contributo teórico-prático que permitirão a realização de uma avaliação e qualidade de assistência face á problemática e as limitações da investigação.pt_PT
dc.language.isopor
dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess
dc.subjectComportamento anti-social prevalênciapt_PT
dc.subjectAdolescênciapt_PT
dc.titlePrevalência dos comportamentos anti-sociais numa amostra de adolescentes da província de Benguela/Lobitopt_PT
dc.typeinfo:eu-repo/semantics/masterThesis


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