dc.description.abstract | O Estágio II integra o plano curricular do Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas, sendo considerado como corolário do percurso académico do ciclo de estudos. Este tem como objetivos o contacto direto dos alunos com as áreas-chave de formação profissional consideradas no curso e a sua progressiva integração no futuro meio profissional. A realização do estágio teve lugar na farmácia Teixeira da Silva, em Vale de Cambra, e incidiu sobre um conjunto de itens constantes do programa modelo. Assim, neste relatório faz-se referência a temas como a qualidade, organização do espaço físico e funcional da farmácia, biblioteca e fontes de informação, encomendas e aprovisionamento, classificação dos produtos existentes na farmácia, medicamentos manipulados, medicamentos estupefacientes e psicotrópicos, dispensação de medicamentos e outros produtos de saúde, receituário e faturação, cuidados de saúde e determinação de parâmetros bioquímicos e fisiológicos.
Adicionalmente, foi proposta a realização de um trabalho suplementar, como parte integrante do relatório de estágio, apresentado como anexo, cujo tema foi sugerido pela estagiária, ouvido o monitor de estágio e ratificado pela comissão de estágio. O tema adotado incide sobre a intervenção farmacêutica na menopausa, e visa a abordagem do papel do farmacêutico naquele momento da vida da mulher que será, muito provavelmente, um dos mais delicados.
Como forma de complementação da formação dos futuros farmacêuticos, o Instituto Universitário de Ciências da Saúde proporciona aos seus alunos a participação em jornadas científicas e formações. A estagiária teve a oportunidade de participar nas XVII Jornadas de Ciências Farmacêuticas subordinadas ao tema “Marketing Farmacêutico – a realidade em Portugal”, para além da formação sobre os cuidados a ter com o sol do Projeto Escolas Uriage. | pt_PT |