Reabilitação de Dentes Extensamente Destruídos Tratados Endodonticamente Estado da Arte a Propósito de um Caso Clínico
Abstract
A reabilitação de dentes extensamente destruídos tratados endodonticamente está amplamente documentada na literatura científica. A sua reabilitação através de uma abordagem minimamente invasiva, é uma hipótese que tem vindo a ganhar destaque na medicina dentária contemporânea.
Objetivos: identificar quais soluções terapêuticas propostas pela comunidade científica de dentes extensamente destruídos tratados endodonticamente, as menos invasivas, os critérios de seleção e enquadrar o overlay cerâmico com recolocação da margem cervical, a propósito de um caso clínico.
Materiais e Métodos: Foram realizadas duas pesquisas distintas. Na primeira foram testadas as palavras chave endodontically treate teeth, restoration, meta-analysys, sistemática reviews nos motores de busca Science Direct, Pubmed e Cochrane com os limites “laste 15 years” e “restorations posterior teehh extensively destroyed”. Na segunda foram testadas as palavras chave overlay, ceramic restorations, adhesive cementatios, posterior restoration teeth e deep margin relocation nos mesmos motores de busca, Science Direct, Pubmed e Cochrane
Resultados: As publicações acerca da técnica de overlay cerâmico com recolocação da margem cervical mostrou-se bastante escassa. Após o cruzamento dos resultados foi possível obter apenas um total de 22 publicações.
Discussão: Face às soluções clássicas as restaurações indiretas podem vir a apresentar-se como uma solução terapêutica alternativa mais conservadora, no entanto, esta solução aparentemente não é utilizada por rotina e não está estudada o suficiente.
Conclusão: existem diferentes soluções dependentes de um correto diagnóstico e plano de tratamento. O conhecimento e a prática clínica estão associados à seleção da solução mais adequada. A solução deve ser sempre individual.