Relatório de estágio II de Joana Raquel Pereira Borges
Resumen
No âmbito do Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas do Instituto Universitário de Ciências da Saúde, o estágio final é uma oportunidade para os alunos aplicarem os seus conhecimentos, adquiridos ao longo de 5 anos. O Estágio II teve duração de 5 meses (entre março e julho de 2017), no qual o estágio em Farmácia Comunitária teve duração de três meses e os restantes dois meses foram realizados em Farmácia Hospitalar.
O presente relatório de estágio tem como objetivo demonstrar o papel do farmacêutico na Farmácia Comunitária e Hospitalar, bem como descrever todas as atividades que desenvolvi na Farmácia Fonseca e no Instituto Português de Oncologia do Porto Francisco Gentil, E.P.E.
Na primeira parte do relatório é feita uma breve apresentação da Farmácia Fonseca, no que respeita ao espaço exterior e interior bem como o seu funcionamento. É também descrito o circuito do medicamento na farmácia, desde a sua receção até à sua dispensa e utilização pelo utente.
Na segunda parte do relatório é demonstrado o papel do farmacêutico na Farmácia Hospitalar e toda a dinâmica de funcionamento e organização dos Serviços Farmacêuticos, bem como a descrição de todas as atividades que desenvolvi nos diversos setores.
Ainda durante o estágio, realizei um trabalho de pesquisa intitulado “Intervenção Farmacêutica na Saúde Oral na Criança dos 0 aos 3 anos”, que se encontra em anexo do presente relatório. Para isso, fiz um levantamento junto da Câmara Municipal de Lousada acerca dos berçários/creches existentes no concelho a fim de abordar os pais das crianças com um inquérito para perceber como se encontra a saúde oral dessas crianças.
Este estágio foi imprescindível para o meu crescimento profissional, pois permitiu conhecer a importância e responsabilidades do farmacêutico e colocar em prática conhecimentos adquiridos, assim como desenvolver a interação com o utente.