dc.description.abstract | A Perturbação Pós-Traumática do Stress é caracterizada por sintomas específicos que se desenvolvem após a exposição a um evento traumático e, ao qual, o indivíduo responde com intenso medo, desesperança e horror.
A finalidade do presente estudo é o desenvolvimento de uma versão abreviada da IES-R com base no estudo de Thoresen e colegas (IES-6), verificar a validade da IES-R através da CAPS e, por fim, calcular o ponto de corte da IES-R e da IES-6.
A amostra é composta por 520 participantes, 147 (28,3%) homens e 373 (71,7%) mulheres. A idade média é de 28,72 (DP = 12,612) anos. Os instrumentos utilizados foram a Escala de Impacto de Eventos – Revista (IES-R) e a Escala de Administração Clínica de PTSD (Clinician Administered PTSD Scale - CAPS).
O procedimento da abreviação resulta num subconjunto de seis itens (IES-6) e que foi correlacionada com a IES-R (r de Pearson = 0,951). O ponto de corte para a IES-R foi de 35,5 e para a IES-6 foi de 12,5.
A IES-R e a IES-6 têm boas qualidades psicométricas e são bons instrumentos para medição da PTSD, é de referir que a IES-6 é uma medida robusta e breve de avaliação das reações pós-traumáticas de stress. | pt_PT |