Transplante dentário autógeno
Abstract
O transplante dentário autógeno consiste na extração de um dente de um alvéolo e a sua colocação noutro alvéolo, dentro da cavidade oral do mesmo individuo. É utilizado na substituição de um dente ausente (por extração ou agenesia), sendo particularmente vantajoso para paciente jovens.
Objetivos: O objetivo principal é apresentar as vantagens e desvantagens deste procedimento sobre outras opções de reabilitação, fazendo também referência às taxas de sucesso, tendo em conta o desenvolvimento radicular.
Materiais e Métodos: Foram utilizados 43 artigos, proveniente de revistas indexadas à base de dados da PubMed, Researchgate, EbscoHost, respeitando os critérios de exclusão definidos.
Discussão: Este procedimento apresenta taxas de sucesso elevadas, na ordem dos 90%, com base na literatura usada. O sucesso desta técnica está, no entanto, dependente de alguns critérios, como requisitos do paciente, dente dador, alvéolo recetor entre outros.
Conclusão: Apesar da sua escassa inclusão nos planos de tratamento, esta técnica visa ter bons resultados a longo prazo. Sendo que, mesmo nos casos de insucesso, em paciente jovens, é uma mais valia, pois permite o crescimento ósseo para posteriormente realizar uma reabilitação implantosuportada. O baixo custo e a técnica simplificada são também alguns dos fatores que fazem deste procedimento uma boa alternativa à reabilitação protética ou mesmo implantosuportada.