Odontopediatria Intercetiva: Estarão os Pais Informados?
Abstract
A saúde oral das crianças merece uma atenção especial em cada etapa das suas vidas. Segundo a AAPD, a educação, a prevenção, o diagnóstico e o tratamento são fundamentais para a manutenção da saúde oral das crianças, desde o nascimento até à idade adulta.
Objetivo: Este estudo tem como objetivo avaliar o conhecimento que os Pais possuem em relação a várias questões relativas à intercepção na cavidade oral da criança.
Material e Métodos: Para a realização deste Relatório Final de Estágio, foram distribuídos questionários aos Pais dos alunos que frequentam o ensino pré-escolar e 1º ciclo do Externato de Santa Joana (Ermesinde) e do Agrupamento de Escolas Dr. Mário Fonseca (Lousada), durante o ano letivo de 2016/2017. Os dados recolhidos foram inseridos no programa Microsoft Office Excel. Na pesquisa bibliográfica, foram selecionados artigos científicos nos motores de busca PubMed, Scielo e EbscoHost, de 2000 a 2017. Também foram consultados os sites da Internet da AAPD e DGS e o livro “Ortodontia Contemporânea” (Proffit, W. R. – 5ª Edição).
Resultados: O conhecimento dos Pais em relação a várias questões relativas à intercepção na cavidade oral da criança é bastante razoável.
Conclusão: Há uma necessidade constante em informar os Pais acerca das medidas existentes atualmente que possibilitam intervir na cavidade oral de forma a promover o crescimento e desenvolvimento da criança de forma saudável, funcional e estética