Avaliação in vitro das alterações cromáticas de três marcas de dentes de prótese quando expostos a diferentes substratos
View/ Open
Date
2014Author
Silvares, Fernando Jorge Gonçalves da Silva
Metadata
Show full item recordAbstract
As alterações cromáticas nos dentes de próteses dentárias podem resultar na insatisfação dos pacientes.
O objetivo deste estudo é o de analisar a estabilidade cromática de três marcas de dentes acrílicos usadas na confecção de próteses dentárias (NT® unay, Kaifeng TM , AcriRockV),
após terem sido expostas a Coca-Cola, chá preto, vinho tinto e água destilada.
Material e Métodos: Vinte incisivos centrais superiores direitos de cada marca, cor A2 foram utilizados. Cada dente foi suspenso dentro do alimento líquido com o auxilio de um fio dentário colado na região palatina para evitar contacto com o recipiente.
Todos os dentes foram submersos em água destilada por 24 h a 37 oc. Após decorrido este
tempo {TO) a cor dos dentes foi analisada com recurso de um espectrofotómetro
(vitaeasyshade®).
No final de 15 dias {TI) e de 30 dias de imersão nos alimentos líquidos a cor dos dentes foi analisada novamente com o mesmo espectrofotómetro.
A análise da cor foi registada com o auxílio do sistema CIEL*a*b* . Foi selecionado o sistema Commission Intemationale d'Eclairage (CIE) L*a*b* Color Notation System para a análise cromática por ser capaz de registrar pequenas alterações de cor.
Resultados: Os resultados apontam para a existência de diferenças significativas em todas as fontes de análise. Na comparação entre tempos, (.1 (T2 - To)- .1 (T1- To)), foram encontradas diferenças significativas {p<O.O l), indicando que o mtervalo entre o tempo inicial (T0 ) e o tempo intermédio (T1) é significativamente diferente do intervalo entre referido tempo inicial e o tempo final (T2 ).
A interacção com a variável Marca foi também significativa {p<O.Ol), indicando que a
diferença entre os referidos intervalos de tempo tem uma componente dependente do tipo de
marca utilizada. A coloração ao longo dos dois intervalos de tempo analisados diferenciou-se
também por tipo de Solução (p<O.Ol). Mais ainda, foram encontradas diferenças
estatisticamente significativas {p<0.05) para a interacção das diferenças de coloração pelos
dois tempos, por Marca e tipo de Solução, indicando que a variação da coloração tem uma
componente que depende da associação das variáveis Marca e Solução em simultâneo.
Discussão: Todos os dentes de resina acrílica utilizados neste estudo são, segundo os fabricantes, feitos a partir de polimetilmetacrilato, com ligações cruzadas. Estas ligações tem o intuito de oferecer aos dentes uma melhor resistência ao desgaste e uma melhoria das suas propriedades ópticas 4 . Neste estudo apesar de não haver alteração de cor nos dentes estudados, verificou-se uma grande amplitude nos resultados obtidos, a qual se pensa ficar a dever aos demais constituintes incluídos na sua composição, os quais não são revelados pelos fabricantes.
Conclusões: Podemos concluir que nenhuma das soluções foi capaz de originar uma mudança de cor nas marca de dentes acrílicos estudados, sendo que os dentes da marca Acryrock foram os que apresentaram uma maior instabilidade cromática, enquanto que os dentes da marca Kaifeng foram os que menos alterações apresentaram.
No que se refere as soluções estudadas, no período AE {TOTI) o chá preto foi a solução que em termos médios apresentou maiores alterações na cor, enquanto que no período .1E (TOT2) a água destilada foi a substância que também em termos médios proporcionou os maiores valores de alterações na cor.