dc.description.abstract | No culminar do Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas ministrado no Instituto Universitário de Ciências da Saúde, ao abrigo da unidade curricular Estágio II, decorreu o estágio final de caráter obrigatório para atribuição do grau de Mestre.
O referido estágio assume como objetivo primordial o contacto com a profissão farmacêutica, executando toda uma preparação teórica prévia, cimentando conceitos e práticas diárias. A primeira etapa da modalidade de estágio adotada decorreu nos Serviços Farmacêuticos do Hospital de Braga, conferindo um experimento às funções de farmacêutico hospitalar, nas mais variadas áreas de intervenção. A segunda etapa da modalidade de estágio adotada decorreu em farmácia comunitária, na Farmácia Monteiro, em Esposende, entre os meses de maio e julho de 2017, inclusive. Este permitiu desenvolver competências ao nível da comunicação com os utentes, prestação de cuidados de saúde, aconselhamento farmacoterapêutico, determinação de parâmetros bioquímicos e fisiológicos, assim como levar a cabo ações de dinamização. A “Parte B” procura narrar o conhecimento adquirido no âmbito da farmácia comunitária, dando também conta de ações de dinamização realizadas.
O presente relatório de estágio pretende retratar a experiência vivida no decorrer dos cinco meses, descrevendo todos os processos e atividades inerentes ao exercício da profissão, assim como o enquadramento legal a que estes estão sujeitos.
Anexo a este relatório, surge em anexo um “Trabalho Complementar”, intitulado “Uso OffLabel de Medicamentos: Excipientes de uma Preparação Injetável que Permitem ou Inviabilizam a sua Administração por Via Oral”. | pt_PT |