dc.description.abstract | No âmbito do curso do Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas (MICF) surge a unidade curricular Estágio II que, conforme regulamentado, tem por objetivo o contacto direto dos alunos com as áreas-chave de formação profissional consideradas no curso e a sua progressiva integração no futuro meio profissional. Neste seguimento, foi me dada a oportunidade de realizar uma parte do seu estágio em Farmácia Comunitária (FC) e outra na Farmácia Hospitalar (FH).
O estágio em FC foi realizado na farmácia Moderna (FM), em Paços de Ferreira, sob orientação da Dr.ª Mercedes Barros, de março a maio. O papel do farmacêutico na área da Saúde Pública tem vindo a revelar-se determinante. O farmacêutico comunitário exerce, um amplo espectro de atividades, disponibilizando cada vez mais serviços essenciais à saúde do utente, quer na vertente preventiva, quer na vertente terapêutica. A integração na FM foi fácil, a equipa disponibilizou-se inteiramente, proporcionando um estágio bastante enriquecedor a nível profissional e pessoal.
Em complementaridade, o estágio em FH, foi concretizado nos serviços farmacêuticos (SF) do Centro Hospitalar de São João (CHSJ), de junho a julho. Este proporcionou-me, enquanto estagiária, a oportunidade de situar as matérias apreendidas num contexto de interligação, revelando a sua utilidade na prática diária. Durante o MICF, os conhecimentos adquiridos nesta área são relativamente escassos, esta falha pode, em parte, ser colmatada com os conhecimentos adquiridos durante o estágio Hospitalar. Neste, o estagiário contacta com as várias áreas de intervenção do farmacêutico contactando com competências técnicas e científicas do farmacêutico em ambiente hospitalar.
O presente relatório descreve todas as atividades desenvolvidas nas duas vertentes do estágio, constituindo-se por duas partes: Farmácia Comunitária e Farmácia Hospitalar, respetivamente. A segunda parte do relatório foi elaborada por mim e pela estagiária Cristina Isabel Ferreira Nunes, abordando as várias unidades do FH do CHSJ, onde os farmacêuticos exercem as suas funções, a estrutura física e organizacional do hospital. | pt_PT |