dc.description.abstract | A Síndrome de Down (SD) ou Trissomia 21 é uma anomalia cromossómica que tem associada várias anormalidades craniofaciais e dentárias como atresia maxilar, macroglossia relativa, língua fissurada, prevalência reduzida de cáries e alta incidência de doença periodontal, assim como, infeções respiratórias e ainda problemas cardíacos. As características dento-maxilo-faciais alteram todo o sistema estomatognático, com implicações a nível da fala, da alimentação, da postura, da ventilação e da estética, entre outras, com enormes consequências no seu crescimento, desenvolvimento e na sua integração social.
A abordagem sistematizada destes problemas, pode auxiliar o médico generalista e pediatra a valorizar a importância da intervenção da medicina dentária em geral e do odontopediatra em particular, como elemento integrado na equipa multidisciplinar que deve seguir estes indivíduos desde muito cedo.
Contudo as crianças com deficiência mental, embora apresentem várias dificuldades e um nível de desenvolvimento lento relativamente às crianças ditas normais, elas podem através dos mecanismos de interacção, vir a adquirir competências que lhes permitam evoluir na sua aprendizagem e atingir uma certa autonomia.
Este trabalho pretende avaliar as alterações que ocorrem no sistema estomatognático dos portadores de SD desde a nascença até á idade adulta. | pt_PT |