Tratamento de Dentes com Rizogênese Incompleta: Regeneração Endodôntica
Abstract
O médico dentista enfrenta um desafio quando tem de tratar dentes permanentes imaturos com polpas necróticas. Tradicionalmente, estes dentes eram tratados através da técnica de apexificação, mas esta apresenta desvantagens. Os clínicos concluíram que o ideal seria procurar alternativas que promovessem um melhor prognóstico para estes dentes, nomeadamente os procedimentos endodônticos regenerativos.
Objetivos: Este trabalho tem como objetivo fazer uma revisão da literatura sobre regeneração endodôntica em dentes permanentes imaturos com polpa necrótica, para sistematizar o conhecimento sobre técnicas, procedimentos e materiais a utilizar no tratamento endodôntico regenerativo.
Metodologia: A pesquisa foi efetuada para artigos em inglês, entre os anos 2000 e 2017 tendo recorrido às bases de dados “Pubmed” e “EBSCO”.
Resultados: Da pesquisa efetuada nas bases de dados foram selecionados manualmente 73 artigos.
Resultados/Discussão: Após a pesquisa bibliográfica, a análise dos artigos científicos e casos clínicos selecionados, mostrou que não existe consenso em relação aos protocolos clínicos utilizados na endodontia regeneradora.
Conclusão: A terapia endodôntica regenerativa mostrou ter viabilidade, e deve ser considerada na prática clínica diária do médico dentista