Novos Horizontes em Ortodontia, Utilizando Dispositivos Temporários de Ancoragem
Abstract
O uso de mini implantes para obtenção de ancoragem nos tratamentos ortodônticos, provou ser, um dos avanços importantes na área da ortodontia. O modo de ancoragem facilitado por estes sistemas tem uma característica única, devido ao seu uso temporário, o que resulta numa ancoragem transitória com movimentos desprezíveis e recíprocos indesejados. Todos estes fatores tornam os mini implantes um dos eventos mais importantes na história da ortodontia moderna, fornecendo ao ortodontista um método de ancoragem simples com uma relação custo-benefício satisfatória.
Os objetivos deste trabalho são revisar o uso de mini implantes como dispositivos de ancoragem fixa no tratamento ortodôntico, descrever os seus constituintes, conhecer a técnica e anatomia cirúrgica, descrevendo todas as áreas da maxila e mandíbula em que os mini implantes podem ser colocados e compreender os riscos e complicações na inserção e remoção dos mini implantes.
Para esta revisão bibliográfica foi efetuada uma pesquisa da literatura científica, em livros e revistas através da base de dados PubMed. Os artigos selecionados foram publicados até 2017.
A introdução dos dispositivos temporários de ancoragem na área da ortodontia são uma ferramenta promissora devido aos seus resultados encorajadores e aos seus benefícios. Como com qualquer inovação, é necessário abrir novas vias de pesquisa.