Fotografia digital em medicina dentaria
Abstract
A fotografia tornou-se uma parte da prática contemporânea em medicina dentária. Estas fornecem um registo do pré e do pós tratamento, facilitam a comunicação com o paciente, podem ser usadas como provas em casos de queixas médico-legais e são essenciais quando se comunica com o laboratório de prótese dentária. Deste modo é necessário ter as correctas habilidades e conhecer a metodologia e aparatologia na obtenção de fotografias.
Objetivo: Fornecer uma visão geral da função, das bases de utilização, do tipo da câmara digital, dos acessórios e protocolos utilizados para as fotografias intra-orais e extra-orais.
Materiais e Métodos: Esta pesquisa foi efectuada com o recurso a livros e artigos científicos disponíveis nos diferentes motores de busca como a PubMed, disponíveis nos idiomas em inglês, português e italiano. Sem limitações em termos de data de publicação mas usando preferencialmente artigos e livros dos últimos 15 anos; foram utilizados artigos de revisões narrativas.
Discussão: Para a realização de fotos profissionais, é necessário conhecer os conceitos básicos de fotografia.
Deste modo , analisamos primeiro os componentes, as características técnicas e os acessórios que compõem uma câmara fotográfica.
Este conhecimento é essencial para orientar a escolha da câmera que melhor se adequa às próprias necessidades e ao nível técnico, para fazer o melhor uso da câmara fotográfica por meio da configuração correta de parâmetros como o sensor, a exposição, a sensibilidade, a velocidade do obturador e a abertura do diafragma.
Uma vez que os conceitos básicos e teóricos são claros, é preciso saber a diferença entre uma câmera Mirrorless mais compacta porque não possui o espelho interno, sendo assim de menor dimensões e, portanto, mais fácil de transportar e utilizar, enquanto a DSLR é caracterizada pela presença do espelho interno por isto é de maior dimensões com muitos e vários tipos de acessórios que garantem maior versatilidade de utilizo.
A componente que faz a diferença técnica é a objetiva, podem distinguir-se três tipos de objetivas utilizáveis; macro projetadas para focalizar a distâncias curtas e fixa na escala natural tem uma distância focal de 100 ou 105 mm, retrato com uma distância focal entre 85 mm e 105 mm são ideais para fazer retratos, pois evitam distorções e excluem detalhes indesejáveis em segundo plano. zoom são lentes que permitem diferentes distâncias focais, permitindo que você ajuste o enquadramento de uma imagem sem ter que se mover mas não são utilizados na fotografia dentária.
Sabendo que a fotografia em odontologia também deve ser obtida em um ambiente escuro, ou seja, dentro da boca, torna-se muito importante também a escolha do flash, existem vários tipos: Anelar distribui a luz uniformemente de maneira circular em torno do objeto que fotografamos, evitando a formação de sombras, Twin em vez de distribuir a luz circularmente como o anel, os pontos de luz estão localizados lateralmente o que origina pequenas áreas de sombras, Estudio têm uma fonte de luz embutida e constante que pode ser manipulada e isso permite o controle da distribuição de luz e das sombras.
Depois de tirar a foto, é preciso considerar o tipo de tamanho da imagem, JPEG é um método de compressão com perda de dados de cada vez que o mesmo arquivo for editado e salvo, é o mais usado e também é recomendado na fotografia dentária, pois é um bom compromisso entre a qualidade da imagem e o tamanho do arquivo. RAW é o nome dado a imagem sem qualquer tipo de compactação, processamento ou perda de qualidade, que fornece uma possibilidade maior de edição final sendo que permite obter a mais alta qualidade da imagem e deve ser importado para um software de pós-produção para edição.
Para tirar fotografias intraorais, você também precisa usar a ajuda de outro operador e acessórios como os espelhos que são necessários para permitir visualizar e fotografar a cavidade oral, os afastadores que são utilizados para permitir uma visão mais completa afastando os lábios e os contrastadores são acessórios que colocados na boca do paciente e sendo feitos de um fundo preto permitem enfatizar os dentes e suas formas. Todos esses acessórios são úteis e recomendáveis, mas será uma prática diária a ajudar o profissional na escolha desses acessórios.
Uma vez que escolheu o equipamento técnico, é preciso conhecer algumas regras básicas para tirar fotos impecáveis. Para fazer fotos extra-orais são obrigatórias as fotos: frontal, face frontal de sorriso, perfil. Para fazer fotos intra-orais são obrigatórias as fotos: frontal, laterais e oclusais.
Conclusão: A fotografia faz parte da rotina diária dos médicos dentistas, as imagens podem ser usadas para diferentes fins e o conhecimento de equipamentos e técnicas é essencial para obter uma boa qualidade da imagem.
A melhor maneira de obter excelentes resultados é escolher câmeras digitais DSLRs, importante é ter uma lente Macro com uma distância focal que pode estar entre 100mm e 105mm.
Essencial também é o flash de tipo Twin que permite o ajuste do feixe de luz e também práticos são os espelhos orais que devem estar sempre em perfeitas condições para garantir uma óptima qualidade da imagem.
Por fim, é bom lembrar que, para bons resultados, é também preciso fazer muita prática.
Somente posicionando no modo codificado paciente e operador você pode otimizar o tempo dedicado à captura de imagens para obter os resultados melhores em menor tempo.