Restaurações de prótese fixa sobre implantes
Abstract
As restaurações de prótese fixa sobre implantes são uma realidade cada vez mais comum na prática clínica uma vez que a colocação destes dispositivos é cada vez mais usual. Assim sendo, torna-se importante o conhecimento das diversas possibilidades de restaurações bem como os seus variados materiais.
O objetivo principal deste trabalho foi realizar uma revisão bibliográfica abordando a temática sobre as possibilidades de reabilitações fixas sobre implantes bem como os materiais que as compõem.
Este trabalho foi baseado numa revisão bibliográfica. Para tal foi realizada uma pesquisa nas seguintes base de dados Ebscohost, PubMed, Medline, Scielo, EMBASE, ISI Web of Knowledge, Google scholar, SciELO. Nas que pesquisei foram encontrados 412 artigos de interesse, dos quais 19 possuíam os critérios de inclusão definidos.
Os resultados permitem concluir que atualmente dispõem-se de materiais cerâmicos com elevadas propriedades mecânicas. No que se refere a selecção dos sistemas totalmente cerâmicos, o objetivo é conseguir o melhor resultado estético. A zircónia é a escolha de eleição porque possui o dobro de durabilidade, adaptação e estéticas, no entanto as metalo-cerâmicas ainda são bastante utilizadas para posteriores. O metalo-acrílico é uma óptima opção devido ao seu custo/estética/manutenção. De entre as estruturas aparafusadas ou cimentadas tudo depende das condições envolventes (estética/angulaçãoo do implante/forças).