dc.description.abstract | A estética e a tentativa de replicar o natural é nos dias que correm o objectivo primordial da medicina dentária. A busca incessante por esses tipos de materiais tem-nos proporcionado materiais bastantes interessantes, de como é o caso da evolução das cerâmicas dentárias. O metal tem vindo a ser substituído por sistemas totalmente cerâmicos. As propriedades físicas das cerâmicas dentárias há muito são apreciadas, com sua natureza vítrea e cristalina (núcleos cristalinos), elas apresentam interação de reflexão óptica elaborada, muito semelhante às estruturas dentárias. Graças à sua inércia química característica, suas propriedades de solubilidade e corrosão são bastante adequadas, além de constituírem excelentes isolantes, com baixa condutividade e difusividade térmica e elétrica, possibilitando a construção de restaurações com estética elevada.
A zircónia (ZrO2) tem mostrado grande destaque entre as cerâmicas. É organizado em três fases cristalográficas: monoclínica, tetragonal e cúbica, e essa organização é variável consoante a temperatura a que é sujeita. Apresenta elevada resistência, comparável com o metal e excelentes propriedades ópticas.
O enorme sucesso da zircónia fez com que surgissem no mercado dentário diversos fabricantes a produzir este material.
Assim, este trabalho tem por objectivo fazer a comparação da resistência à flexão de marcas comerciais de zircónia disponíveis no mercado (Vita In-Ceram YZ , Sirona InCoris Zi e Ilvoclar IPS Empress CAD), sujeitando-os às mesmas condições de teste de forma aferir qual o que possui características mais favoráveis à práctica clínica.
O trabalho está organizado em três partes; na primeira, é feita uma revisão bibliográfica centrada nos principais características deste material; numa segunda parte, será descrita a metodologia de ensaios; na terceira parte, será feita a interpretação dos resultados tendo por base estudos similares disponíveis nas publicações da especialidade. | pt_PT |