Aplicações da Terapia de Laser de Baixa Intensidade em Tecidos Moles da Cavidade Oral
Abstract
A terapia com laser de baixa intensidade (Low Level Laser Therapy) foi realizada pela primeira vez na Hungria em 1967, durante uma experiência que pretendia avaliar o poder cancerígeno da luz laser, quando o Dr. Mester percebeu que o grupo de ratos irradiados pelo laser não mostrou neoplasia, mas observou, com surpresa, que o crescimento do pêlo foi mais rápido do que os não tratados. E assim surgiu o conceito de "Bioestimulação". A Academia Americana de Terapia Laser define a Terapia Laser de Baixa Intensidade como "aplicação de luz laser não térmica usando fótons (energia de luz) do espectro visível e infravermelho para cicatrização de tecido e redução de dor”.
Objetivos: Este trabalho tem como objetivos: informar sobre os principais mecanismos moleculares e biológicos da terapia laser de baixa intensidade e rever na literatura as mais comuns aplicações da terapia com laser de baixa intensidade nos tecidos moles da cavidade oral.
Metodologia: Esta revisão narrativa foi realizada com os motores de busca Medline (PubMed), EBSCOhost e ScienceDirect, tendo sido selecionados artigos com a data de publicação entre 2009 e 2017. Utilizaram-se as palavras-chave: terapia com laser de baixa intensidade (LLLT), bioestimulação, tecidos moles orais. Foram também consultados dois livros“Laserterapia y laserpuntura para estomatologia” e “Protocolos clínicos odontológicos uso do laser de baixa intensidade 4ª edição”.
Conclusões: Low Level Laser Teraphy é conhecido como terapia de laser "frio" já que as densidades de potência utilizadas são menores que as necessárias para produzir aquecimento do tecido. LLLT pode chegar a ser uma modalidade de tratamento efetiva para diversas doenças orais tais como lesões herpéticas, aftas ou úlceras, após-extrações dentárias, nevralgia do trigémio, desde que o clínico receba a formação adequada e adote as medidas de segurança necessárias. Futuras investigações poderiam demonstrar mais aplicativos de LLLT em medicina dentária.