Avaliação Ecológica das Funções Executivas na Diabetes Mellitus Tipo 2
Abstract
A diabetes mellitus tipo 2 representa a forma mais comum de diabetes, correspondendo a 90 % dos casos diabéticos. Embora a literatura especializada tenha bem estabelecido os efeitos que esta patologia tem sobre o sistema nervoso periférico, os seus efeitos sobre o sistema nervoso central ainda são pouco reconhecidos. No entanto, vários estudos têm vindo a evidenciar uma forte associação entre a diabetes mellitus tipo 2 e o declínio cognitivo acelerado. Particularmente preocupante tem sido os défices observados ao nível dos processos cognitivos mais complexos, nomeadamente os que envolvem as funções executivas. Assim o principal objetivo deste estudo foi avaliar o funcionamento executivo em indivíduos com diabetes mellitus tipo 2, através de um instrumento que se deferência dos demais pela sua elevada validade ecológica.
Material e Métodos: Este estudo incluiu 60 participantes de ambos os sexos e com idades compreendidas entre os 21 e 65 anos, dos quais 30 participantes com diagnóstico clinico de diabetes mellitus tipo 2 pertencem ao grupo experimental (M= 56.80, DP=9.38), e 30 participantes saudáveis ao grupo de controlo (M= 56.57, DP=9.20). Para avaliar o funcionamento executivo destes indivíduos recorremos à Behavioural Assessment of the Dysexecutive Syndrome (BADS).
Resultados: Verificamos que os indivíduos com diabetes mellitus tipo 2 apresentam um comprometimento significativo no funcionamento executivo em geral comparativamente com o grupo de controlo. Foram observadas diferenças estatisticamente significativas em todas as subprovas das BADS, à exceção da subprova Julgamento temporal. Além disso, foi apurado que estes indivíduos necessitaram de um tempo superior para a realização global da prova, contudo, esses resultados não refletiriam em diferenças significativas em duas subprovas, sendo elas a Alteração de regras e Procura da Chave.
Conclusão: Indivíduos com diabetes mellitus tipo 2 apresentam défices no funcionamento executivo, em geral, que se repercute em dificuldades significativas nas tarefas de vida diária.