Avaliação da Disfunção Executiva na Malária Cerebral
Abstract
A malária ou paludismo é uma doença infeciosa provocada por parasitas do sangue do género Plasmodium, transmitida ao homem pela picada da fêmea do mosquito anófeles.
Este trabalho de investigação tem como objetivo a caracterização do funcionamento executivo de sujeitos adultos com história de Malária Cerebral. A amostra foi constituída por 30 indivíduos com diagnóstico de malária cerebral e 32 participantes saudáveis sem história prévia dessa doença. Os pacientes foram selecionados por consulta de processos clínicos no Hospital Provincial do Uíge, no Hospital Municipal do Uíge e no Centro de Saúde de Quitexe. Os participantes têm idades compreendidas entre 18 e 49 anos. Para a avaliação das funções executivas aplicámos a Behavioural Assessment of the Dysexecutive Syndrome (BADS), desenvolvida por Wilson e colaboradores (1996). Para a análise estatística, utilizamos um teste t de student através do Software SPSS, versão 17.
Os resultados desta investigação sugerem que os pacientes com diagnóstico de malária cerebral, apresentam défices no funcionamento executivo, principalmente no controlo inibitório, planeamento e organização temporal multitarefa. Assim sendo, recomendamos que estes pacientes frequentem um programa de reabilitação neuropsicológica com vista à estimulação neurocognitiva, particularmente a estimulação das funções executivas.