• English
    • português
    • français
    • português (Brasil)
    • español
    • italiano
  • español 
    • English
    • português
    • français
    • português (Brasil)
    • español
    • italiano
  • Login
Ver ítem 
  •   DSpace Principal
  • Instituto Universitário de Ciências da Saúde
  • Ciências Sociais e do Comportamento
  • Psicologia
  • Neuropsicologia Clínica
  • Ver ítem
  •   DSpace Principal
  • Instituto Universitário de Ciências da Saúde
  • Ciências Sociais e do Comportamento
  • Psicologia
  • Neuropsicologia Clínica
  • Ver ítem
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Configuaração emocional decorrente da visualização dos cenários de indução afectiva 3D

Thumbnail
Ver/
Tese Mestrado_Joana Pinto (725.8Kb)
Fecha
2013
Autor
Pinto, Joana Filipa de Sousa
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítem
Resumen
Recentemente, a indução de emoções em contexto laboratorial adoptou a tecnologia da Realidade Virtual com o propósito de aproximar a estimulação laboratorial das contingências do meio real. Nesse sentido, Monteiro, Barbosa e Silvério (2011), desenvolveram e validaram um conjunto de ambientes de RV com o propósito de testar a eficácia desta tecnologia, na indução emocional, comparativamente com a tecnologia tradicional. Os autores confirmaram que a RV provoca respostas emocionais de maior intensidade. No entanto, ficou por descobrir quais as emoções induzidas em cada um dos cenários desenvolvidos. Este trabalho surge então, na continuidade da investigação de Monteiro et al. (2011) e pretende revelar que emoções primárias de Izard são induzidas em cada Cenário de Indução Afectiva 3D (CIA 3D). Num estudo intra-sujeitos, a amostra foi constituída por 30 participantes apenas do sexo masculino, com idades compreendidas entre os 18 anos e os 50 anos. Os participantes visualizaram os diferentes cenários através de óculos de estereoscopia passiva por anaglifo. Além da escala EEPPO 94, recorremos ao registo das medidas fisiológicas periféricas empiricamente validadas para estudar emoções (Marques-Teixeira, 2001). Os resultados mostram que o cenário agradável desencadeou com mais intensidade emoções positivas, enquanto, que o cenário desagradável desencadeou mais intensamente emoções negativas.
URI
https://repositorio.cespu.pt/handle/20.500.11816/297
http://hdl.handle.net/20.500.11816/297
Colecciones
  • Neuropsicologia Clínica

DSpace software copyright © 2002-2015  DuraSpace
Contacto | Sugerencias
CESPU CRL
 

 

Listar

Todo DSpaceComunidades & ColeccionesPor fecha de publicaciónAutoresTítulosMateriasEsta colecciónPor fecha de publicaciónAutoresTítulosMaterias

Mi cuenta

AccederRegistro

DSpace software copyright © 2002-2015  DuraSpace
Contacto | Sugerencias
CESPU CRL