Configuaração emocional decorrente da visualização dos cenários de indução afectiva 3D
Résumé
Recentemente, a indução de emoções em contexto laboratorial adoptou a tecnologia da Realidade Virtual com o propósito de aproximar a estimulação laboratorial das contingências do meio real. Nesse sentido, Monteiro, Barbosa e Silvério (2011), desenvolveram e validaram um conjunto de ambientes de RV com o propósito de testar a eficácia desta tecnologia, na indução emocional, comparativamente com a tecnologia tradicional.
Os autores confirmaram que a RV provoca respostas emocionais de maior intensidade. No entanto, ficou por descobrir quais as emoções induzidas em cada um dos cenários desenvolvidos. Este trabalho surge então, na continuidade da investigação de Monteiro et al. (2011) e pretende revelar que emoções primárias de Izard são induzidas em cada Cenário de Indução Afectiva 3D (CIA 3D).
Num estudo intra-sujeitos, a amostra foi constituída por 30 participantes apenas do sexo masculino, com idades compreendidas entre os 18 anos e os 50 anos. Os participantes visualizaram os diferentes cenários através de óculos de estereoscopia passiva por anaglifo. Além da escala EEPPO 94, recorremos ao registo das medidas fisiológicas periféricas empiricamente validadas para estudar emoções (Marques-Teixeira, 2001).
Os resultados mostram que o cenário agradável desencadeou com mais intensidade emoções positivas, enquanto, que o cenário desagradável desencadeou mais intensamente emoções negativas.