Relatório de estágio II de Cristina Teresa Pinto Lopes
Abstract
O presente relatório de estágio descreve as atividades desenvolvidas na unidade curricular de Estágio II inserida no Mestrado Integrado de Ciências Farmacêuticas. O estágio curricular em Farmácia Comunitária é, acima de tudo, uma oportunidade como estudante do Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas obter o contacto com a profissão farmacêutica e pôr em prática os conhecimentos teóricos que fui adquirindo ao longo da formação académica. Este estágio curricular foi realizado na Farmácia de São Bento pertencente ao distrito de Viana do Castelo com duração de 700 horas durante o mês de Abril até ao mês de Agosto, inclusive, com o intuito de conhecer o dia-a-dia de uma farmácia de modo a facilitar a entrada no mercado de trabalho após o final do meu percurso académico.
Primeiramente, de forma sucinta, foi abordado o tema Qualidade, onde engloba as normas de Qualidade, as Boas Práticas da Farmácia e o Sistema de Gestão de Qualidade relativamente à Farmácia de São Bento que cumpre garantindo assim uma boa promoção de saúde dos utentes, satisfazendo as suas necessidades.
Seguidamente, foi mencionado acerca da organização do espaço físico e funcional da farmácia em questão, de modo, a conhecer as instalações ajudando-me de alguma forma a ambientar ao local e ter o conhecimento geral das secções que existem.
O próximo tópico engloba o Aprovisionamento/Encomendas que é um dos pontos cruciais do circuito de medicamentos, sendo que a gestão de stocks é fundamental para responder às solicitações de produtos por parte dos utentes, sem que ocorra rutura ou atraso no fornecimento. Aqui referi como efetuar uma encomenda, como receciona-la, quais os fornecedores preferenciais da Farmácia de São Bento, entre outros.
Após uma receção efetuada, arrumação feita corretamente passamos ao próximo passo que é a dispensa de medicamentos com apresentação de prescrição médica/medicamentos não sujeitos a prescrição médica/Produtos de Saúde, entre outros. O ato da dispensa de medicamentos tem uma enorme importância no trabalho diário das farmácias, e o farmacêutico tem um papel fundamental na educação do utente.
A parte do Aconselhamento Farmacêutico também é uma das partes importantes e fucrais, quando se está a dispensar, por isso, cabe ao farmacêutico identificar essas situações clínicas e proporcionar aos utentes um aconselhamento conducente a um uso racional dos medicamentos, bem como uma utilização correta de qualquer produto de saúde dispensado.
O farmacêutico passou do simples elo de ligação da população ao medicamento, para adotar uma função mais ativa na promoção da saúde pública, como são exemplos disso, os demais cuidados de saúde praticados hoje pelas farmácias. Procurei, ao longo destes meses de estágio, aumentar sempre a minha experiência teórica e absorver os ensinamentos dos profissionais mais experientes que me acompanharam, para fazer frente ao dia a dia de forma responsável e inequívoca, pois lidar com a saúde das pessoas é uma tarefa de enorme responsabilidade