A Perceção da Necessidade do Tratamento Ortodôntico Por Parte dos Alunos de Uma Escola Básica e Secundária
Abstract
O conceito de saúde oral relacionada com a qualidade de vida refere-se ao impacto que a saúde oral tem na qualidade de vida da população. Distúrbios da cavidade oral, como a má oclusão, podem afetar o bem-estar dos indivíduos afetados. A má oclusão é considerada um problema de saúde pública, visto que tem alta prevalência e pode afetar de forma negativa a qualidade de vida dos indivíduos.
Os adolescentes consideram os diastemas e a mordida cruzada anterior como as más oclusões mais urgentes no que toca a necessidade de tratamento ortodôntico.
Objetivos: Avaliar a perceção da necessidade do tratamento ortodôntico e estética do sorriso por parte dos alunos de uma escola básica e secundária.
Materiais e Métodos: Entrega de questionários constituídos por 4 perguntas relativas ao sorriso dos alunos, 6 imagens referentes a más oclusões distintas e 5 imagens de sorrisos, em que foi pedido aos alunos que avaliassem quanto a necessidade de tratamento ortodôntico nas primeiras seis imagens e escolhessem o sorriso mais estético nas outras cinco imagens.
Resultados/Conclusão: 28% dos alunos são portadores de aparelho fixo e/ou removível, sendo que são as faixas etárias de 14 e 15 anos em que se encontram a maioria desses alunos. 68% dos alunos gosta do seu sorriso, sendo que a maioria são do género feminino.
Os alunos consideram o diastema inter-incisivo como a má oclusão mais urgente no que toca a necessidade de tratamento ortodôntico (93%) e a mordida aberta como a menos urgente (57%).
85% dos alunos escolheram o sorriso nº4 (sorriso no qual se reduziu a visibilidade dos corredores bucais) como o mais estético. O sorriso gengival e sorriso baixo não foram considerados os mais estéticos por nenhum aluno.