A Utilização do Laser na Gengivectomia e Gengivoplastia
Abstract
A técnica de gengivectomia e gengivoplastia difere somente no seu objetivo e não no seu procedimento. A técnica cirúrgica da gengivectomia com bisturi ainda é a mais utilizada. No entanto, têm-se verificado progressos ao nível da introdução da tecnologia laser para realizar esse procedimento.
Os lasers quando aplicados corretamente são uma mais-valia, contudo não são a resolução para todos os problemas, pois apesar das vantagens associadas têm também as suas limitações.
O objetivo principal deste trabalho de revisão bibliográfica visa compreender as vantagens e desvantagens do uso do laser face ao procedimento convencional.
As principais vantagens do uso do laser na gengivectomia e gengivoplastia são relativas à diminuição da necessidade de anestesia, reduzindo a ansiedade e medo, à diminuição do sangramento durante o procedimento, permitindo um campo cirúrgico limpo, diminuindo assim o tempo do procedimento. O laser sendo altamente preciso ao efetuar o corte também promove menor trauma tecidual, levando a uma regeneração dos tecidos mais rápida, o que a par da diminuição do desconforto pós-operatório e ausência do uso de analgésicos, promove uma boa aceitação por parte do paciente.
As desvantagens encontradas são o custo inicial de aquisição do laser ser elevado, o que pode tornar as consultas mais dispendiosas e também a necessidade de formação sobre o manuseamento de equipamentos laser e o seu funcionamento, sendo extremamente importante o clínico estar ciente dos perigos inerentes aos seu uso tendo, por isso, de conhecer as normas de segurança.
Após a revisão bibliográfica, conclui-se que o uso do laser em gengivectomia e gengivoplastia mostrou-se benéfico, no entanto ainda se carece de mais estudos a longo prazo com vista a avaliar essencialmente a eficácia do laser relativamente à recorrência pós-tratamento.