Goteira Oclusal, como Tratamento Antes de uma Reabilitação Oral Integral em Pacientes com Alterações Oclusais
Abstract
Atualmente a Medicina Dentária apresenta uma enorme evolução em relação a matérias e técnicas usadas em Reabilitação Oral, não só com o propósito de reestabelecer a estética mas também a função ao paciente.
A terapia com goteiras oclusais antes da reabilitação oral gerou controvérsia sobre seu verdadeiro valor terapêutico.
O presente trabalho de revisão bibliográfica tem como propósito revisar as aplicações do uso da goteira oclusal antes e durante uma reabilitação protética.
A terapia com goteiras oclusais antes da reabilitação oral gerou controvérsia sobre seu verdadeiro valor terapêutico. Isso foi o que levou a uma revisão literária e atualizada que permitiria avaliar seus efeitos com base em evidências científicas.
O interesse terapêutico destas goteiras antes um tratamento protético é a terapia da disfunção tempormandibular com a redução dos seus sinais e sintomas, o aumento da dimensão vertical em casos de sua perda, a desprogramação neuromuscular e em pacientes com bruxismo a diminuição da atividade muscular inconsciente e proteção dos dentes presentes nas arcadas.
O presente trabalho de revisão bibliográfica tem como propósito revisar as aplicações do uso da goteira oclusal antes uma reabilitação protética.
Conclui-se que é necessário usar uma goteira ocusal de estabilização antes de um tratamento de reabilitação oral para certas Disfunções Temporomandibulares (DTM) é verdadeiro valor terapêutico, que é comprovado para melhorar alguns sinais e sintomas de dor nos músculos mastigatórios; também é demonstrado em terapias para o aumento da Dimensão Vertical (DV) e da Relação Centrica (RC) pelo relaxamento muscular produzido pelo uso de goteiras oclusais; e a evidência da protecção de peças dentárias em pacientes com bruxismo. Conclui-se também que o sucesso do tratamento depende maioritariamente do paciente e no uso contínuo por um período mínimo de três meses.