Construção e validação de um questionáriio de adesão à terapêutica na psoríase

Voir/ Ouvrir
Date
2013Auteur
Oliveira, Carolina Beatriz Gonçalves
Metadata
Afficher la notice complèteRésumé
A adesão ao tratamento em doenças crónicas é um problema atual e transversal a várias patologias, tendo em conta a sua importância para o sucesso clínico do tratamento e o elevado impacto psicossocial e económico da não adesão. A psoríase é uma doença crónica da pele que afeta cerca de 2% da população portuguesa, requer tratamento prolongado e é considerada a dermatose com mais baixa adesão ao tratamento. Das diferentes abordagens terapêuticas possíveis, o tratamento com medicamentos de aplicação cutânea é considerado seguro e eficaz, no entanto a baixa adesão torna muitas vezes este tratamento ineficaz. Os poucos estudos existentes na literatura sobre a adesão ao tratamento com medicamentos de aplicação cutânea na psoríase são pouco conclusivos, principalmente devido às diferentes metodologias e procedimentos utilizados. A avaliação da adesão por questionário é um método simples, económico e que permite obter informação acerca dos fatores que levaram à não adesão.
Objetivos: Dada a importância do estudo da adesão ao tratamento na psoríase e a inexistência de um questionário para a sua avaliação foi desenvolvido e validado um questionário da adesão ao tratamento tópico na psoríase.
Método: Para o desenvolvimento do questionário foi constituído um painel formado por farmacêuticos, psicólogos, um matemático e médicos dermatologistas. O questionário apresenta 7 itens organizado em duas partes. Na primeira parte é descrito o tratamento e posologia, na segunda parte é avaliada a adesão ao tratamento apontando as razões de não-adesão.
Resultados: Os resultados mostram correlações entre os diferentes itens do questionário e correlações entre o questionário e o diário de medicação.
Conclusão: O questionário agora validado poderá ser uma ferramenta imprescindível à realização de trabalhos de investigação e melhoria do tratamento e qualidade de vida na psoríase.