Oclusão em Prótese Sobre Implantes
Abstract
A implantologia constitui um dos grandes avanços terapêuticos da medicina dentária moderna.
Aliada à reabilitação oral implanto-suportada surge a necessidade de estudar a oclusão e os princípios preconizados para estabelecer a função, forma e estética.
O estudo das relações biomecânicas, assim como, o tipo de oclusão a aplicar em cada caso é crucial devido à individualidade de cada paciente. Ente as complicações sejam elas protéticas e/ou de suporte ósseo, destaca-se a oclusão como um fator preponderante para o sucesso ou a falha do implante e consequentemente, insucesso do tratamento.
Este relatório tem como objetivo a revisão bibliográfica relativamente aos tipos de esquema oclusal a utilizar para a reabilitação por prótese sobre implantes e todos os fatores inerentes ao tratamento.
Com este trabalho foi possível concluir que o esquema oclusal a utilizar está dependente de diversos fatores que necessitam de estar combinados para que a reabilitação ocorra de forma positiva. O processo de cicatrização, a osteointegração do implante, a oclusão funcional pré existente, são algumas das características.